TED talks que todo UX deveria assistir

Tempo de leitura: 2 minutos

Independentemente do nível, de junior a senior, é sempre importante aprender um pouco mais.

diferença entre profissoes

Desde que me entendi como um profissional de UX, algumas experiências que tive me ajudaram a reconhecer minha contribuição para tornar o mundo mais fácil de usar (haha!). Embora no Brasil ainda não existam formações oficiais para se trabalhar na área, devido ao fato de ela ser multidisciplinar, hoje existem vários conteúdos na Web que te ajudam a se tornar um profissional dessa área.

O propósito de um TED Talk é apresentar grandes histórias e exemplos de vida de grandes líderes. Na minha caminhada para me tornar um profissional de UX — ainda estou caminhando — alguns TED’s abriram minha cabeça e me ajudaram a entender melhor qual seria o meu papel como um Designer de Experiência de Usuário. Abaixo seguem alguns deles. Espero que, assim como foi comigo, eles te mostrem um caminho a seguir.

Tony Fadell | The first secret of great design

Como seres humanos, nos acostumamos com “como as coisas são” de maneira muito rápida. Mas para nós, os designers, a maneira como as coisas são atualmente e como interagimos com elas, é uma oportunidade de fazer com que as coisas sejam melhores, a partir do momento em que reparamos nos pequenos detalhes. Como? Veja no vídeo abaixo! haha

Uma das frases que mais me impactou foi a seguinte:

“Se dermos um passo atrás e observarmos as caixas, talvez exista uma maneira de remover uma ou de combiná-las para que possamos tornar aquele processo muito mais simples.”

Tim Brown | Chamado aos designers a pensar grande

Tim Brown diz que a profissão de designer está muita das vezes preocupada em criar interfaces bonitas. Mas nesse vídeo ele chama todos nós para uma mudança de pensamento para um modelo colaborativo e participativo de “design thinking”.

 

Onde Brown fala sobre como os designers thinkers devem pensar:

“Building in order to learn instead of learning in order to build”

Don Norman | 3 maneiras pelas quais o design te faz feliz

Nesta palestra de 2003, Norman volta o seu olhar para a beleza, a diversão e o prazer, enquanto observa o design que faz as pessoas felizes. Ele relaciona três marcas emocionais que um produto bem projetado precisa atingir para ser bem sucedido.

 

Norman com toda sua sabedoria nos diz:

“E se você está feliz, as coisas funcionam melhor porque você está mais criativo.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *