Tanta coisa nova surgindo no mercado de tecnologia! E agora? O que eu faço?

Tempo de leitura: 5 minutos

Olá devs!

Eu sou o Wésley Queiroz e a galera aqui da Vulpi me convidou para falar um pouco sobre como me mantenho atualizado com as tendências do mercado, então aqui vão algumas coisas que acho importante sobre o assunto, espero que algumas delas sejam úteis para vocês.

A mutabilidade do mercado de TI

O mercado na área de desenvolvimento pode ser facilmente considerado um dos mais revolutos em inovação tecnológica e é famoso por trazer novas ferramentas diariamente deixando todos na área com a constante sensação que se não pudermos acompanhar o ritmo podemos nos tornar obsoletos de certa forma.

E essa sensação na minha opinião é boa para nos manter acordados e não ficarmos estagnados ou acomodados, porém não é motivo para nos desesperar e tentarmos absorver mais conteúdo e informação do que somos capazes de absorver.

Hoje em dia é fácil encontrar fontes de informação para nos manter atualizados nas mais novas ferramentas e tecnologias na área de desenvolvimento.

Eu mesmo utilizo o serviço do feedly para me notificar de novos posts dos blogs que gosto, me cadastro em várias mailing lists, sigo alguns desenvolvedores no Twitter e ouço podcasts com uma certa frequência. Entretanto vira e mexe eu olho para meu e-mail e vejo que tem conteúdo demais e tenho que fazer uma re-seleção para ajustar o conteúdo àquilo que estou utilizando no momento.

Reciclando o conteúdo

Meu ciclo de reciclagem de conteúdo gira em média 1 ou 2 meses, durante esse período eu me mantenho alerta sempre enquanto navego nas diversas mídias para incrementar minhas listas com um novo canal que possa me agradar e esteja relacionado com o que estou trabalhando no momento. Quando percebo que o conteúdo é mais do que consigo absorver eu começo a priorizar o conteúdo e os de menor prioridade são removidos do meu feed.

Procuro manter apenas o conteúdo que sei que poderei consumir mesmo dentro de mailing lists que oferecem diversos tópicos e links, eu apenas leio os tópicos e só abro os links que estão relacionados às áreas que eu gosto de trabalhar ou estou trabalhando no momento, por exemplo se eu estiver em um projeto que tem mais peso no javascript do que em css eu procuro não olhar novas specs do CSS3/4/5 no feed porquê muito provavelmente não terei tempo para testar as novidades e não irei assimilar a utilidade.

Nosso cérebro possui um limite de informação que pode ser absorvida e esse limite é diferente de pessoa para pessoa e também pode ser ampliado aos poucos com a prática da aprendizagem constante. É importante que estejamos cientes da nossa própria capacidade de absorção e não tentarmos sobrecarregar nosso cérebro de informação, pois mesmo que nós sejamos capazes de ter um conhecimento amplo sobre os mais variados assuntos com o tempo iremos perceber que os detalhes irão se desfazer com a falta de prática, ou seja, quando tentamos absorver muito sobre variados assuntos não relacionados nossa capacidade de manter detalhes em mente é muito menor.

mercado de tecnologia

Especialização x generalização

Meu conselho é especializar-se ao invés de generalizar-se, tanto pelo mercado que já está saturado de profissionais com conhecimento genérico (isso diminui o valor dos mesmos), quanto por eu recomendar que você busque aprender cada vez mais em torno daquilo que você gosta de fazer, uma vez que isso te dará motivação para absorver informação e irá motivar seu cérebro à manter as informações sempre à mão quando você precisar.

Além de gostar daquilo que está absorvendo é importante praticar, ou seja quando sair uma feature nova na linguagem que você gosta de usar recomendo iniciar um projeto novo ou abrir um projeto pessoal e explorar o que você pode fazer com essa novidade, pois mesmo que você entenda logo de cara ao ver a feature seu cérebro sempre irá associar melhor quando você colocar em prática.

Você ainda pode se perguntar, mas até onde eu posso me dedicar à aprender novidades?

E eu aconselho ir até onde você se sentir confortável. Se você não se sentir confortável é um indicador que você não irá manter as informações por muito tempo e não será um aprendizado eficiente.

Mas acima de tudo, pratique, pois com a prática você não só assimila informação com mais eficiência como adquire conhecimentos que não estão diretamente ligados à informação sendo absorvida e só estão disponíveis pela prática em si, e esses conhecimentos não envelhecem nem se tornam obsoletos.

Alimentando e limpando seu feed regularmente e praticando às novidades irá moldar seus conhecimentos de forma que não irão se tornar obsoletos conforme as ferramentas e tecnologias evoluem e irão elevar seu valor como profissional aos poucos.

Praticando novidades em cima dos assuntos que te agradam irá também trazer um prazer em trabalhar que irá fazer de você uma pessoa mais feliz em trabalhar com o que gosta.

Obrigado, até uma próxima e um ótimo aprendizado.

Esse texto foi escrito por Wésley Queiroz.

Github: https://github.com/wescoder
Facebook: https://facebook.com/wesleycoder
Twitter: https://twitter.com/wesleycoder
Medium: https://medium.com/@wesleycoder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *