A importância do LinkedIn para os Devs

Tempo de leitura: 5 minutos

As redes sociais fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas, elas têm se tornado cada vez mais presentes tanto na vida profissional quanto na vida pessoal dos usuários.

Existem redes sociais com diversas finalidades, dentre elas, as focadas em conteúdo profissional como o LinkedIn, que são muito importantes para a carreira de inúmeras profissões, incluindo Desenvolvedores de Software.

Nesse texto vamos falar especificamente sobre a importância do LinkedIn para os Devs.

Considerada a maior rede profissional do mundo, com cerca de 500 milhões de usuários no mundo e 31 milhões no Brasil o LinkedIn é praticamente indispensável para o profissional que deseja se manter atualizado e visível no mercado.

Todo bom Desenvolvedor deve ter um perfil no LinkedIn e utiliza-lo frequentemente.

Utilizar o LinkedIn para fazer networking, ter recomendações que confirmam suas capacidades técnicas, anexar currículos/certificados e compartilhar conteúdos interessantes pode servir como uma bela vitrine frente às empresas.

Seguir profissionais e empresas que sejam referência no mercado de desenvolvimento de softwares também é uma excelente maneira para se manter informado sobre a sua área de atuação.

Vamos falar sobre cada um desses pontos, detalhando a importância deles para sua carreira como Desenvolvedor de Software.

Networking

É sempre importante manter sua rede de contatos ativa e o LinkedIn é a ferramenta ideal para isso.

Mas para desenvolver e nutrir uma boa rede de contatos profissionais não basta apenas ter um grande número de conexões.

Procure se relacionar com pessoas em que você vê potencial e que tenham um perfil parecido com o seu, interaja com seus amigos e colegas de trabalho.

Procure por conexões em grupos de programação, com certeza terão pessoas com o perfil parecido com o seu.

Recomendações

Você pode listar as habilidades profissionais que mais se destacam e os seus contatos podem confirmar isso.

Solicite recomendações das suas conexões, como colegas de trabalho, clientes ou pessoas da mesma área de atuação.

Procure sempre atualizar as competências pelas quais você deseja que seus contatos o recomendem. Com certeza, isso dará a seu perfil uma credibilidade a mais.

Currículos e Certificações

No LinkedIn suas certificações ficam disponíveis de forma simples e organizada para as empresas/pessoas interessadas, portanto, sempre deixe-as atualizadas, pois é comum que recrutadores visitem seu perfil constantemente.

Mostre o que você sabe fazer, coloque seus projetos e trabalhos realizados nesse espaço.

Conteúdos Interessantes

Não basta apenas ter um perfil, é importante ser ativo e gerar valor para a comunidade.

Compartilhe notícias, blog posts, códigos de sua autoria em grupos de desenvolvedores e também no seu feed.

Pesquise quais grupos são interessantes para sua carreira e participe ativamente.

São boas formas de conhecer outros profissionais e se mostrar presente nessa rede-social.

Seguir profissionais e empresas da área

Seguir profissionais e empresas que sejam referência no mercado de desenvolvimento de software também é uma excelente maneira para se manter informado sobre a sua área de atuação.

Procure fazer conexões com pessoas que são sua inspiração e pessoas que têm o perfil parecido com o seu, isso com certeza irá te aproximar de assuntos e oportunidades de seu interesse.

 Dicas importantes para alavancar seu perfil

 1. Coloque uma foto adequada

Parece óbvio né?! 

Mas é importante que você se preocupe com a imagem que passa, pois muitos recrutadores, possíveis parceiros e outras empresas irão pesquisar sobre você, sua forma de se expressar e relacionar.

A foto não precisa ser necessariamente formal, mas deve levar em conta seu meio de trabalho e, principalmente, sua identidade.

Foque em imagens neutras ou em contexto adequado com o meio profissional.

2. Invista em um bom resumo

Escreva sobre o que você já fez, o que gosta de fazer, qual seu objetivo profissional e experiências relevantes.

Sabemos que o mundo digital exige rapidez e informações fáceis de serem visualizadas, portanto, coloque apenas suas informações mais relevantes.

3. Personalize sua URL

Personalize sua URL para que fique mais apresentável.

Ter um link personalizado para compartilhar com outras pessoas fica muito mais elegante e também facilita que os recrutadores encontrem você entre tantos outros profissionais.

mulheres desenvolvedoras

4. Tenha um perfil “Campeão”

O próprio LinkedIn irá te guiar para que você complete o máximo de informações possível, seguindo esses passos você terá um perfil completo, ou seja, um perfil Campeão.

Isso também é essencial, e irá te colocar a frente de quem não completou esses passos.

Conclusão

 

Ter um perfil no LinkedIn tornou-se indispensável para se manter atualizado e visível no meio profissional.

As empresas divulgam não apenas suas vagas, mas também artigos e publicações que dizem da cultura, do dia-a-dia e do mercado em que está inserida, sendo uma forma de contato mais próximo de clientes ou público próximo em geral.

As pessoas, por sua vez, divulgam suas competências e projetos realizados, além de publicarem artigos, notícias e outras formas de interação.

O grande foco dessa ferramenta é o networking, que abre portas para oportunidades através da troca de experiências e informações.

Por esses e outros motivos a importância do LinkedIn para desenvolvedores é nítida, e cabe a você utilizar essa ferramenta da melhor forma para dar um up em sua carreira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *